Nem tudo o que reluz é ouro, nem tudo o que balança cai…

A Capoeira é considerado por muitos como um desporto ou uma arte marcial, mas para os “angoleiros”, praticantes da “capoeira angola”, esta prática extrapola essa definição, capoeira é um estilo de vida é uma forma de estar presente, ela é também religiosidade…
Acabamos de chegar de mais um treino lá próximo da “Aldeota” e para recuperar as forças tomamos um açaí bem fresco para recomeçar a absorver mais e mais do conhecimento em absorção, pois a capoeira angola não se digere num treino, ela vai sendo integrada na nossa consciência a cada treino, em cada roda, em cada jogo miúdo de angola.
Hoje treinamos “fundamento” para melhor digerir a capoeira, ou seja, uma série de repetições dois a dois de apenas duas sequências de movimentos embriagados da angola, dançante, molejante e lenta, bem lenta, o que nos permite “sentir melhor” o outro jogador que observa nossos descuidos.


Essa dança disfarçada de “angola” surgiu na época da escravatura como um disfarce, uma máscara para iludir feitores que controlavam as grandes plantações da cana de açúcar em Pernambo e Bahia… Essa dança disfarçada é hoje praticada em todos os cantinhos do globo terrestre e para muita gente é uma lição para sua vida que nos ajuda a “mandingar”, a atravessar um ônibus lotado duma ponta a outra de forma astuta, que nos re-ensina a andar sem escorregar no massapê, que nos educa o espírito tranquilo e atento a cada momento, para melhor podermos assistir quando a necessidade vai aguçando o engenho!
Capoeira é arte que está na alma viva deste povo😉
Abraços com muito axé

About divingincommunities

Low cost traveler and engineer learning and working with commuties around the world; Enjoy very much to meet different people and cultural exchange!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Nem tudo o que reluz é ouro, nem tudo o que balança cai…

  1. Capoeira é mandinga.. Ter mandinga é ter paciência para enfrentar os desafios da vida… É ter o corpo mole, as pernas bandas e o molejo da cintura e por um instante se senti que este é o movimento certo naquele momento…. Uma esquiva, a humildade é o maior aprendizado de um angoleiro…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s